quarta-feira, 20 de junho de 2007

Documento de Visão

1. Introdução

Este documento tem por finalidade, descrever as principais características de um sistema de venda de bilhetes eletrônicos. Baseado no seguimento de entretenimento : cinemas, teatros e casas de espetáculos, o produto tem por objetivo principal efetuar a venda antecipada de ingressos pela internet com o intuito de prover uma melhor comodidade a seus usuários, bem como, lucratividade e eficiência aos estabelecimentos conveniados. Este documento abordará as principais necessidades dos usuários, bem como das pessoas afetadas indiretamente pelo sistema.

2. Contextualização

2.1 Oportunidades

Com o expressível crescimento de usuários da Internet e com novas tecnologias adotadas para a prática segura de transações eletrônicas, o comércio eletrônico via web, tem crescido a taxas significativas nos últimos anos. Tal crescimento, é sustentado por uma nova e irreversível classe consumidora, que prefere fazer suas compras, comparando preços, prazos, serviços e produtos sem sair de sua própria casa ou local de trabalho.

Com isto, é possível verificar também, o surgimento de um novo tipo de negócio, como a venda ao varejo sem uma porta aberta para o consumidor final. Estas empresas, baseadas neste tipo de comércio, geralmente apenas se preocupam com a logística e distribuição de seus produtos, ao invés da sua comercialização direta num espaço físico.
Através de uma pesquisa de mercado, foi constatado, que além da compra de produtos e serviços pela web, os cidadãos apontaram pela falta de sites específicos no que se refere diversão e entretenimento tais como : Cinema, teatro, shows, justamente pela dificuldade de compra do ingresso, devido a pouca oferta de postos de venda espalhadas por sua cidade ou até mesmo de outras cidades.

Observando este cenário extremamente promissor e identificando nele uma oportunidade de negócio, a empresa Arena Entretenimentos S.A., resolveu criar um site na Internet baseado no comércio eletrônico para venda de bilhetes (ingressos) a estabelecimentos conveniados, que por sua vez, além de poderem continuar a comercializar seus ingressos localmente, atualizariam o sistema com seus eventos, sinópses, promoções deixando a responsabilidade de comercialização via web e cartão de crédito para o site da Arena Entretenimentos.

2.2 Descrição do Problema

Através da pesquisa de mercado efetuada, foi possível identificar os seguintes problemas apontados pelos consumidores :
  • falta de postos de venda, para um evento específico na própria ou em outra cidade, tendo a necessidade do deslocamento ate o local de venda;
  • certo receio de efetuar a compra de qualquer gênero pela web;
  • precária divulgação dos eventos culturais e artísticos;
  • não existe possibilidade de compra antecipada sem o prévio deslocamento ate o posto de venda mais próximo;
  • não possuir cartão de crédito para este tipo de compra;
Através de várias entrevistas e preenchimento de questionários, foi possível identificar os seguintes problemas apontados pelos estabelecimentos :
  • falta de sites específicos que atenda este seguimento de negócio;
  • falta de confiabilidade nos sistemas de comércio eletrônico;
  • falta de pessoal tecnicamente especializado e treinado para manter o sistema funcionando adequadamente;
2.3 Caracterização da Solução Proposta


Com a descoberta de um nicho de mercado, fracamente explorado, e prevendo um certo sucesso a longo prazo, atendendo consumidores e estabelecimentos públicos ou privados do setor de entretenimento, o sistema de venda eletrônica de bilhetes via web, será desenvolvido para que atenda especificamente uma clientela especial, usuária da Internet e que possua cartão de crédito.

O sistema terá com funcionalidade principal, administrar a venda de bilhetes eletrônicos para cinemas, teatros, através da web e dos guichês com terminais remotos conectados a base de dados da Arena Entretenimentos. O sistema contará com um módulo de administração, responsável pelo gerenciamento dos dados a serem cadastrados e mantidos em uma base de dados centralizada, de onde poderão ser consultadas as informações armazenadas. Em relação a segurança para comércio eletrônico, o sistema contará com autenticação via certificado digital, criptografia de dados e demais condições necessárias para tranqüilizar os consumidores quanto a compra segura via web. Contudo, será implantado também, certas práticas inerentes à venda via cartão de crédito imposta pela operadora associada.

O cliente poderá comprar ingressos individuais ou em lote. No caso de compra de bilhete por lote, ela deverá ser feita em quantidades limitadas, afim de se dificultar a ação de cambistas
O cliente informará o mínimo de dados, tais como: documento pessoal, nome, e-mail e senha para acesso ao sistema onde será possível o gerenciamento de toda a movimentação (compras, cancelamentos, trocas, impressão e reimpressão de bilhetes).

As funcionalidades básicas da aplicação além da administração da venda de bilhetes seriam : gerenciamentos das reservas, emissões de relatórios financeiros e gerenciais, publicações de forma dinâmica das sinopses, datas de estréia, propagandas de promotores e patrocinadores no portal corporativo do estabelecimento.

3. Caracterização dos principais interessados e usuários

3.1 Principais Interessados


3.2 Segmentos de Usuários (Papéis)


4. Ambiente de trabalho do usuário

Usuário/Consumidor: Utiliza o sistema para obter informações sobre eventos disponíveis em determinado estabelecimento, bem como, a compra de um ou vários bilhetes eletrônicos.

Administrador: Utiliza o módulo de Administração do sistema para cadastro das informações providas pela Arena Entretenimentos S.A.. Possui recursos computacionais avançados para garantir a segurança, integridade e disponibilidade dos dados armazenados.

Usuário/Conveniado: Possui uma interface WEB com o módulo de Conveniados, de modo que possa atualizar as suas informações que são divulgadas no sistema. Deve ter acesso à Internet e é identificado através de login e senha, definidas quando da adesão ao sistema.

5. Considerações técnicas
  • A Arena entretenimentos atuará como web hosting, armazenando as informações relativas aos estabelecimentos conveniados bem como dados de seus clientes. Em cada estabelecimento conveniado, existirá um servidor (espelhamento) que passará a ser utilizado em caso de falha de comunicação com a internet por parte do provedor de serviços. Tão logo a comunicação volte ao normal, os dados locais deverão ser transferidos ao servidor da Arena.
  • Link com o provedor de serviços de internet mínimo de 1 Mb.
  • O sistema deverá prover recursos gráficos para visualização dos assentos disponíveis por setor para cada estabelecimento.
  • Em cada estabelecimento, deverá haver leitores ópticos de código de barras para validação do bilhete impresso pelo cliente.
  • O Sistema Gerenciador de Banco de Dados deverá ser robusto o bastante a fim de garantir o armazenamento do volume de dados e o processamento das requisições em tempo relativamente rápido, além de prover mecanismos de backup e restore.

6. Principais características






7. Hipóteses de trabalho e premissas

Arena:
  • Possuir recursos humanos e técnicos necessários para gerir a regra de negócio do sistema, bem como, sua manutenção preventiva e futuras melhorias.
  • Garantir a evolução tecnológica do produto apoiada nas melhores tecnologias utilizadas no mercado.

Conveniado:

  • Possuir condições técnicas para atualizar suas informações no sistema (localização, breve descrição do evento, sinopse, datas de estréia, preços, período em cartaz e demais informações relevantes): computadores, acesso à Internet, leitores ópticos.

Usuários via Internet:

  • Possuir acesso à Internet, preferencialmente via conexão banda larga
  • Ser usuário de Cartão de Crédito
8. Tarefas típicas apoiadas




9. Materiais de apoio

Serão disponibilizados manuais do usuário para os conveniados, que receberão também manuais de instalação e especificações técnicas sobre o sistema e equipamentos.

Aos usuários, o sistema disponibilizará um help on-line com as principais funcionalidades.

10. Requisitos de usabilidade e outros já levantados

  • Ter uma interface simples e intuitiva baseada no ambiente web (páginas), de modo que usuários sem experiência na aquisição de produtos via e-commerce, possam operar o sistema.
  • Conexão e interface com a administradora de Cartões de Crédito
  • Possuir tempo de resposta tolerável de modo a não causar insatisfação nos usuários.

11. Visão do Produto